terça-feira, 2 de novembro de 2010

QUESTÕES PARA O ENEM (1) - GABARITO SÓ NA SEXTA, À NOITE

1. A nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, deve provocar uma mudança de hábitos da população brasileira. O consumo de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas por condutores de veículos está proibido. Antes, era permitida a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja). Quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa de R$ 955, vai perder a carteira de motorista por 12 meses. Sobre esse tema, indique a alternativa errada:

a) A partir dessa dosagem, notam-se, entre os sintomas: reflexos retardados, superestimação das possibilidades, minimização de riscos; e diminuição do senso crítico devido a um aumento da liberação de serotonina.
b) A partir de 8 d/l, a pessoa pode apresentar incapacidade de equilíbrio e perda da coordenação motora, sinal claro de distúrbio no bulbo.
c) A partir de 15 d/l, o bêbado entra num estado de torpor, devido a diminuição da liberação de neurotransmissores nas sinapses e conseqüente depressão, que pode ser caracterizada pelo sono, apatia, choro e/ou agressividade.
d) Acima de 21 d/l, há uma inibição drástica da glicogenólise no fígado, o que leva a uma diminuição da concentração de glicose no sangue, diminuição da pressão arterial e conseqüente desmaio (coma alcoólico).
e) Um copo de cerveja pode demorar até seis horas para ser eliminado pelo organismo. Uma dose de uísque, que é bem mais forte do que a cerveja, demora mais tempo ainda. Essa eliminação pode ser acelerada pela diminuição da liberação do hormônio ADH pela neuro-hipófise.
LETRA B

Nenhum comentário:

Postar um comentário