segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MEC estuda reaplicar Enem para candidatos com caderno de provas amarelo

Os candidatos que tiveram problemas nesse sábado (6) com o caderno de provas de cor amarela do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão refazer a prova se sentirem lesados. Essa possibilidade será adotada “em último caso”, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O órgão recebeu a informação de que algumas provas amarelas de um lote específico tiveram problema de montagem e portanto não continham todas as 90 questões. Calcula-se que o problema ocorreu em menos de 1% do total das provas, totalizando cerca de 20 mil cadernos.
Para o presidente do Inep, Joaquim Soares Neto, os problemas com as provas amarelas e o erro de impressão da folha de respostas não comprometeram o exame, que ele classificou como “um sucesso”.
“A missão foi cumprida. Me sinto orgulhoso de ter liderado um processo dessa dimensão. Todo processo dessa dimensão pode ter alguns problemas, mas não vejo como esses problemas de alguma forma podem minar o Enem”, afirmou.
Também houve entraves relacionados à segurança. Em Recife, um repórter conseguiu entrar no banheiro com o celular e mandar uma mensagem informando o tema da redação. O Inep encaminhou o caso à Polícia Federal. Em Belo Horizonte, um aluno também foi pego usando o celular dentro da sala de aula e foi retirado para prestar informações à polícia. Para Nrto, não houve falhas de segurança.
“Se o estudante entra com o aparelho de comunicação escondido, não tem como fiscal de sala verificar isso. No caso dos alunos em que temos a evidência [da tentativa de fraude], vamos encaminha para as autoridades”, afirmou.

COMENTÁRIO: Acho que o presidente do INEP não passaria no ENEM. Acho que não passaria nem em um  psicotécnico. Mas, qual é a surpresa? E a nossa nova presidente diz que está muito satisfeita com a área de educação, que não é um área que preocupa. Tudo isso que acontece no nosso país é resultado da passividade da nossa população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário