segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A PREVISÃO

Da manga rosa

Quero o gosto e o sumo
Melão maduro, sapoti, juá
Jabuticaba teu olhar noturno
Beijo travoso de umbu cajá...
Pele macia
Ai! carne de caju
Saliva doce
Doce mel
Mel de uruçu...
Linda morena
Fruta de vez temporana
Caldo de cana caiana..
Vou te desfrutar
...Vem me desfrutar...
Morena Tropicana
Eu quero teu sabor
Ai, ai, ioiô, ioiô...(2x)

Só pra quem estava na aula de revisão.....................

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Novo Enem será aplicado em 15 de dezembro, informa Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou em nota oficial nesta terça (23) que o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado às 13h do dia 15 de dezembro de 2010, uma quarta-feira. Serão reaplicadas apenas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Segundo o texto, somente os alunos identificados como prejudicados por erros de impressão nas provas aplicadas no dia 6 de novembro terão direito ao novo exame. Até o momento, o convênio Cespe-Cesgranrio identificou 2.817 estudantes que se enquadram nessa condição.
Segundo a assessoria do Ministério da Educação, a data foi escolhida buscando evitar que houvesse choque com a realização de outros vestibulares. Mas mesmo assim há, por exemplo, o choque com a prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no período de 14 a 17 de dezembro, e com o vestibular da Universidade Federal do Piauí (UFPI), programado para 12 a 15 de dezembro.
As duas instituições, responsáveis pela realização do Enem, levantaram os nomes por meio da análise das atas dos locais de prova. A nota oficial informa que o trabalho de análise e reanálise desses documentos ainda não terminou.
O Inep informa ainda que esses alunos serão comunicados através de e-mail, mensagem SMS e telefone, e receberão um novo cartão de confirmação da inscrição com o local onde devem se apresentar.



Alunos da rede pública de todo o país terão benefício para ingresso na UFPE

O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu medida liminar na Justiça, por meio de recurso interposto no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, para que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conceda o benefício do programa de inclusão social aos alunos de todo o país que estudaram em escolas públicas estaduais e municipais de qualquer das unidades da federação e do Distrito Federal. A informação foi repassada nesta segunda-feira (22).
De acordo com a decisão, a UFPE deve conceder o incentivo de 10% na pontuação final de classificação aos candidatos que cursaram os três anos do ensino médio unicamente em escolas municipais ou estaduais de qualquer unidade da federação e do Distrito Fededal. Anteriormente, a UFPE restringia o benefício aos candidatos que estudaram apenas em escolas públicas de Pernambuco.
Segundo o MPF, o objetivo é resguardar o direito constitucional de igualdade no acesso à educação no Brasil. Para o órgão, a conduta da UFPE estava conferindo tratamento desigual e discriminatório ao excluir do programa de inclusão social os alunos egressos da rede pública de ensino de outros estados. A decisão é resultado de ação proposta pela procuradora da República Mona Lisa Duarte Ismail.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

SAIU A CONCORRÊNCIA DA UFPE

A Covest divulgou a concorrência para o Vestibular 2011 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O curso mais concorrido é, novamente, Medicina, com 29,9 estudantes disputando cada vaga. Em seguida vêm Direito (17,2), Publicidade (15,7), Fisioterapia (15), Nutrição (13,1), Psicologia (12), Enfermagem (11,4), Jornalismo (11,2), Arquitetura (9,6) e Administração (9,3).

Este ano, houve uma diminuição de candidatos: foram 40.969 inscritos, para disputar as 6.396 vagas; no ano passado, foram 44.300. A presidente da Covest, Lícia Maia (foto), tem uma explicação. "Ano passado, a procura foi maior porque muita gente achou que iria ser fácil ingressar na universidade por conta do Enem. No entanto, o índice de abstenção foi muito alto. Este ano, nós voltamos a ter a nossa média habitual de inscrição", disse.
Segundo a presidente, as datas das provas da segunda fase da UFPE estão mantidas, por enquanto: 5 e 6 de dezembro, e o Enem continua valendo como primeira fase. A Covest só pensa em fazer mudanças se houver algum pronunciamento oficial por parte do Ministério da Educação referente a alterações no Enem.

Feras dizem que sabiam o tema da redação do Enem antes de entrar nas salas

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) garantem que sabiam o tema da redação antes mesmo dos portões serem abertos no segundo dia de provas. A aplicação do exame aconteceu neste sábado (6) e domingo (7).

A suspeita de fraude no Enem surgiu depois que estudantes do município procuraram o professor de redação Marcos Freire para esclarecer dúvidas sobre o tema de redação. O professor estava em um dos pontos de apoio aos candidatos, em frente a uma escola.

“Os alunos chegaram perguntando como eles fariam uma redação se o tema fosse trabalho e escravidão. Eles disseram que o tema tinha vazado. Como professor, eu fui trabalhar com eles, discutir o tema, ver que teses eles poderiam construir em cima disso”, disse o professor.
De acordo com os candidatos, a prova com o tema da redação teria vazado do Piauí. E mesmo antes das 11h, meio-dia no horário de Brasília, estudantes que aguardavam os portões dos locais de prova serem abertos em Petrolina já sabiam sobre o que iriam escrever na redação.
O tema da redação este ano foi o trabalho na construção da dignidade humana. O trabalho escravo foi o título de um dos textos de apoio. O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Petrolina, Dárcio Dias, disse que, se a fraude for comprovada, o exame pode ser anulado. “A primeira questão é comprovar efetivamente se houve fraude. Havendo a fraude, a medida é procurar um órgão competente, no sentido de denunciar. Confirmada essa hipótese, o certame estaria maculado e passível de anulação total”, explicou.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou, nesta segunda-feira (8), que o Ministério não trabalha com a hipótese de anular o exame.

COMENTÁRIO: Mande a sua opinião sobre o ENEM para o senhor Fernando Haddad: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=1062

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Divulgação do gabarito do Enem está proibida, diz Justiça

A Justiça Federal do Ceará informou, na tarde desta terça-feira (9), que a divulgação do gabarito do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) está proibida. Segundo a assessoria de comunicação da Justiça Federal cearense, a juíza Karla de Almeida Miranda Maia ratificou a decisão divulgada na segunda-feira (8), que acarretou na suspensão das provas realizadas no último fim de semana.

Uma nota divulgada pela assessoria diz que "a liminar já havia deixado evidente que o Exame Nacional do Ensino Médio encontra-se suspenso, incluindo, obviamente, a divulgação de gabaritos e recebimento de recursos".
De acordo com cronograma que havia sido divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o gabarito seria divulgado nesta tarde.

COMENTÁRIO: É melhor assim, eles não sabem fazer a prova mesmo................

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

HISTÓRIA OU PIADA

Vamos tentar construir um resumo das experiências que cada um teve durante a prova. Deixem apenas relatos verdadeiros e que possam demonstrar o absurdo desta prova.

MELOU! Justiça Federal concede liminar para suspensão do Enem

A Justiça Federal do Ceará aceitou pedido de liminar do Ministério Público Federal do estado nesta segunda-feira (8), que pede a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. A juíza da 7ª Vara Federal, Karla de Almeida Miranda Maia, aceitou a argumentação de ação civil pública do MPF, que afirma que erros no exame causaram prejuízo para os candidatos. A decisão tem efeito em todo o Brasil. Cabe recurso.
A decisão da Justiça cita erros de impressão no cartão de respostas e nas provas amarelas, além de erros na aplicação da prova, como o caso de um repórter que entrou com um celular na sala de provas.

"A disponibilização de requerimento àqueles estudantes prejudicados pela prova correspondente ao caderno amarelo, e a intenção de realizar provas apenas para os que reclamarem administrativamente não resolve o problema. Novas provas poriam em desigualdade todos os candidatos remanescentes. Do mesmo modo, novas provas não solucionaram o problema da segurança na aplicação do exame", diz trecho da decisão.

COMENTÁRIO: Aguardem as cenas do próximo capítulo..............

MEC estuda reaplicar Enem para candidatos com caderno de provas amarelo

Os candidatos que tiveram problemas nesse sábado (6) com o caderno de provas de cor amarela do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão refazer a prova se sentirem lesados. Essa possibilidade será adotada “em último caso”, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O órgão recebeu a informação de que algumas provas amarelas de um lote específico tiveram problema de montagem e portanto não continham todas as 90 questões. Calcula-se que o problema ocorreu em menos de 1% do total das provas, totalizando cerca de 20 mil cadernos.
Para o presidente do Inep, Joaquim Soares Neto, os problemas com as provas amarelas e o erro de impressão da folha de respostas não comprometeram o exame, que ele classificou como “um sucesso”.
“A missão foi cumprida. Me sinto orgulhoso de ter liderado um processo dessa dimensão. Todo processo dessa dimensão pode ter alguns problemas, mas não vejo como esses problemas de alguma forma podem minar o Enem”, afirmou.
Também houve entraves relacionados à segurança. Em Recife, um repórter conseguiu entrar no banheiro com o celular e mandar uma mensagem informando o tema da redação. O Inep encaminhou o caso à Polícia Federal. Em Belo Horizonte, um aluno também foi pego usando o celular dentro da sala de aula e foi retirado para prestar informações à polícia. Para Nrto, não houve falhas de segurança.
“Se o estudante entra com o aparelho de comunicação escondido, não tem como fiscal de sala verificar isso. No caso dos alunos em que temos a evidência [da tentativa de fraude], vamos encaminha para as autoridades”, afirmou.

COMENTÁRIO: Acho que o presidente do INEP não passaria no ENEM. Acho que não passaria nem em um  psicotécnico. Mas, qual é a surpresa? E a nossa nova presidente diz que está muito satisfeita com a área de educação, que não é um área que preocupa. Tudo isso que acontece no nosso país é resultado da passividade da nossa população.

domingo, 7 de novembro de 2010

Aluno poderá pedir correção invertida do gabarito do Enem

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim José Soares Neto, disse que nenhum estudante vai ser prejudicado por causa do erro na impressão no caderno de respostas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Foi dada a orientação para que os estudantes seguissem rigorosamente a numeração [das questões", disse ele, em entrevista coletiva no fim da tarde deste sábado (6).Mais cedo, a assessoria de impresa do Ministério da Educação havia admitido que houve uma inversão nos subtítulos do caderno de respostas. Segundo estudantes, no caderno de questões, os primeiros 45 itens eram de ciências humanas e suas tecnologias e os outros 45, de ciências da natureza e suas tecnologias. No caderno de respostas, o primeiro subtítulo, referente às primeiras 45 respostas, era de ciências natureza. E, depois, havia o anúncio das respostas de ciências humanas.Na entrevista, Soares Neto informou que o Ministério da Educação deve abrir um espaço, no site, a partir da semana que vem, para que os alunos que se sentirem prejudicados possam abrir um requerimento. De acordo com ele, cada caso será analisado separadamente e pode haver uma "variação" na correção. "Quem preencheu invertido, o Inep vai corrigir de forma invertida", falou.Para Soares Neto, essa falha não compromete a credibilidade do exame e não há risco de cancelamento da prova. Além disso, o presidente do Inep afirmou que não haverá atraso na correção.De acordo com ele, o índice de abstenção foi de 27% neste sábado. A média, nas outras edições, foi de 28%. No total, neste ano, foram efetuadas 4,6 milhões de inscrições.AmanhãSoares Neto disse que foi informado sobre o erro na impressão do caderno de respostas por volta das 13h deste sábado. Segundo ele, a orientação aos monitores foi passada "imediatamente". "Amanhã [domingo, 7], temos outro dia de exames e os estudantes devem planejar seu dia com tranquilidade. Com a prova de amanhã, está tudo garantido, tudo certinho. É importante passar essa calma para os estudantes."
COMENTÁRIO 1: Eles não conseguem corrigir direito um gabarito normal, imagine invertido.
COMENTÁRIO 2: Como o fera pode planejar um dia com tranquilidade se o INEP tem um ano para fazer a prova e não consegue produzir algo que preste.

sábado, 6 de novembro de 2010

A PROVA

  • Contei 19 questões de biologia das 45 (foi razoável);
  • A prova foi mais diversificada que a do ano passado, mesmo assim, podia ser melhor;
  • Parece que foi feita por um microbiologista, pois foi dado mais ênfase a vida das bactérias do que dos seres humanos. Até príon foi citado (pena pra quem acha que não cai);
  • Não entendo como uma prova feita para adolescentes não cita temas como: DSTs, Gravidez e Drogas;
  • Ecologia é muito importante, mas Biologia é mais do que isso;
  • As questões de evolução foram legais;
  • A grande ausência foi genética, que caiu ano passado, nas duas provas, e esse ano nada;
  • E fisiologia, uma mísera questão.......

Inep admite erro nos cabeçalhos dos cartões-resposta do Enem 2010

Ninguém avisou nada. Só depois que um aluno reclamou, é que chamaram o coordenador na sala e confirmaram que havia uma inversão. Eles disseram para fazer a prova normalmente que isso não influenciaria na correção, já que a leitura óptica identificaria corretamente - contou Danielle Lippert, 16 anos.
A vestibulanda Beatriz Forti, de 18 anos, afirmou que a mesma coisa aconteceu na sala onde fazia o exame. No primeiro momento, o fiscal chegou a pedir para que ninguém preenchesse mais nada até que viesse uma orientação da coordenação.
- O fiscal disse a quem tinha começado que parasse. E a quem ainda não tinha marcado, que não fizesse nada, até que o problema fosse resolvido. Depois veio uma pessoa e disse que era para marcar de acordo com o caderno de questões, pois não teria problema - disse.
Já um aluno que fez a prova na unidade Riachuelo da Universidade Estácio de Sá e não quis se identificar disse que o fiscal da sua sala dava outra orientação:
- Quando as pessoas se deram conta do erro, ele chegou a fornecer corretor líquido e sugeriu que preenchêssemos a prova no que seria a ordem correta, ignorando a ordem do cartão de respostas.
" Quando as pessoas se deram conta do erro, ele chegou a fornecer corretor líquido "
- Não há caso assumido de alguém que tenha preenchido o gabarito errado. Não há registros de conturbação. A prova segue na mais absoluta tranquildade e não pode gerar problemas futuros porque a prova está correta - afirmou o Ministério da Educação (MEC).
O ministério informa que pediu aos aplicadores da prova para avisar os participantes, com a orientação de que ignorassem o que diz o cabeçalho. Segundo o MEC, a correção das provas, que é feita com base nos cartões de resposta, vai considerar o número de cada questão, independentemente do que diz o cabeçalho. Assim, segundo o ministério, o erro não afetaria o resultado da avaliação.
COMENTÁRIO: Acho que estou na área errada, não me lembro de ter feito universidade pra palhaço!

Feras denunciam que receberam os gabaritos das provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias trocados

Telespectadores ligaram para a redação do portal pe360graus denunciando que receberam as folhas de resposta das provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trocadas. A primeira fase do Enem aconteceu na tarde deste sábado (6). A prova de hoje tem 90 questões: 45 de ciências humanas, numeradas de 1 a 45, e mais 45 de ciências da natureza, numeradas de 46 a 90. Segundo os alunos, na folha de resposta, os cabeçalhos das provas estavam trocados: as questões de 1 a 45 eram identificadas como ciências da natureza e as de 46 a 90, como ciências humanas. Os estudantes disseram que avisaram aos fiscais das provas, que entraram em contato com a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os alunos contaram ainda que esperaram até duas horas pela resposta. Segundo os feras, o Inep informou que era para continuar a prova e marcar suas respostas na folha que já havia sido distribuída.Os estudantes dizem que não confiam mais no resultado do Enem, pois temem que a folha não seja corrigida da maneira correta. A pró-reitora da UFRPE, Maria José de Sena, responsável pelo Enem em Pernambuco, foi procurada pela equipe de reportagem e disse que ainda não havia recebido nenhuma notificação oficial sobre o caso. Para a Agência Brasil, o Inep admitiu que a folha de respostas em que os candidatos devem marcar o gabarito das questões do Enem tem um erro no cabeçalho, mas informou que esse erro não vai prejudicar o andamento da prova. Segundo o Inep, a folha de respostas segue a mesma ordem numérica das questões, independentemente do erro no cabeçalho. De acordo com o órgão, os fiscais orientaram os estudantes a preencher a folha seguindo a ordem das questões e não há registro de que o problema tenha interferido no andamento das provas.
COMENTÁRIO: Sem surpresas, melou de novo, passível de contestação......... amanhã vamos ter mais..........................

BOM DIA!


Que Deus ilumine todos os feras, que iniciam hoje, seus últimos passos no caminho à Universidade.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Justiça Federal mantém proibição do uso de relógio e lápis na prova do Enem

A Justiça Federal no Espírito Santo negou hoje (5) o pedido de liminar feito pelo Ministério Público do estado para que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pudessem utilizar relógio, lápis, borracha e apontador no dia da prova.
Ontem (4), o procurador da República André Pimentel Filho havia pedido a anulação dos itens do edital que proibiam o uso desses objetos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as restrições foram impostas por razões de segurança.
A juíza Maria Cláudia Allemand ponderou em sua decisão que o interesse maior de garantir “a plena regularidade do certame deve prevalecer sobre os interesses dos participantes quanto à utilização dos citados objetos evitando-se a ocorrência de fraudes”.
O procurador havia argumentado que o uso do relógio é determinante para o desempenho do candidato, já que ele precisa controlar o tempo gasto para responder cada uma das 180 questões da prova. Sobre o uso de lápis, borracha e apontador, Filho considerou que não há “qualquer lógica” na proibição porque os itens “não representam de forma alguma sério risco de fraude”.
Para a juíza, no entanto, não há nenhuma irregularidade em proibir o uso do relógio, lápis, borracha e apontador no dia da prova, norma prevista no edital do Enem. O exames serão aplicados neste fim de semana, dias 6 e 7 de novembro, a 4,6 milhões de inscritos.
Da Agência Brasil
COMENTÁRIO: Cada dia é um flash!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

QUESTÕES PARA O ENEM (2)

Uma parceria entre pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) produziu a primeira linhagem de células-tronco embrionárias do Brasil, anunciada na semana passada. Elas foram obtidas de embriões que estavam congelados havia mais de três anos em clínicas de fertilização e que foram doados para a pesquisa. É o primeiro resultado prático da legalização das pesquisas com embriões humanos, cujo último obstáculo legal foi removido pelo Supremo Tribunal Federal há apenas quatro meses. Até agora, como não existiam linhagens produzidas no país, os pesquisadores brasileiros eram obrigados a trabalhar com material importado. (Revista Veja, 04-10-08).
Sobre as células tronco, podemos afirmar:

a) Após a fecundação, a célula formada é denominada zigoto. O zigoto é uma célula pluripotencial, ou seja, tem a capacidade de originar todo o indivíduo, com a sua complexa estruturação diferenciada.
b) No decorrer da embriogênese, na medida em que ocorrem sucessivas mitoses vai se formando um conjunto celular denominado blastocisto. O grupamento celular central deste conglomerado apresenta células com capacidade de gerar qualquer outra célula, e por isto são consideradas multipotenciais.
c) Tanto as células multipotenciais como as pluripotenciais são células-tronco. Durante o desenvolvimento embrionário elas serão as células-tronco embrionárias. Por outro lado, no indivíduo adulto, as células que mantêm as características pluripotenciais são as células-tronco adultas.
d) O uso de células-tronco adultas seria definido como a retirada de um grupo de células-tronco de determinada região do organismo de um paciente e seu aproveitamento no próprio individuo. A medula óssea do individuo adulto é uma zona extremamente rica nessas células e, por isso, freqüentemente usada como fonte de células-tronco transplantadas para o mesmo indivíduo.
e) Entre as células-tronco adultas encontradas na medula óssea, podemos citar: o eritroblasto, o leucoblasto, o megacariócito e o osteoblasto.

LETRA D

terça-feira, 2 de novembro de 2010

QUESTÕES PARA O ENEM (1) - GABARITO SÓ NA SEXTA, À NOITE

1. A nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, deve provocar uma mudança de hábitos da população brasileira. O consumo de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas por condutores de veículos está proibido. Antes, era permitida a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja). Quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa de R$ 955, vai perder a carteira de motorista por 12 meses. Sobre esse tema, indique a alternativa errada:

a) A partir dessa dosagem, notam-se, entre os sintomas: reflexos retardados, superestimação das possibilidades, minimização de riscos; e diminuição do senso crítico devido a um aumento da liberação de serotonina.
b) A partir de 8 d/l, a pessoa pode apresentar incapacidade de equilíbrio e perda da coordenação motora, sinal claro de distúrbio no bulbo.
c) A partir de 15 d/l, o bêbado entra num estado de torpor, devido a diminuição da liberação de neurotransmissores nas sinapses e conseqüente depressão, que pode ser caracterizada pelo sono, apatia, choro e/ou agressividade.
d) Acima de 21 d/l, há uma inibição drástica da glicogenólise no fígado, o que leva a uma diminuição da concentração de glicose no sangue, diminuição da pressão arterial e conseqüente desmaio (coma alcoólico).
e) Um copo de cerveja pode demorar até seis horas para ser eliminado pelo organismo. Uma dose de uísque, que é bem mais forte do que a cerveja, demora mais tempo ainda. Essa eliminação pode ser acelerada pela diminuição da liberação do hormônio ADH pela neuro-hipófise.
LETRA B