quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MEC antecipa resultados do Enem 2011

O Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstos inicialmente para o início de janeiro. Os candidatos que participaram das provas aplicadas em outubro podem consultar sua pontuação a partir desta quarta-feira (21) no site do exame.

Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso o participante tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.

A metodologia utilizada na correção do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Para o cálculo da nota, leva-se em conta não apenas o número de acertos do candidato, como nos vestibulares tradicionais, mas o nível de dificuldade de cada item. Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.

Na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir – com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. A partir do desempenho dos participantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) constrói uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes. A escala será divulgada posteriormente pelo Inep.
Fonte: Agência Brasil

COMENTÁRIO: O PRESENTE DE NATAL QUE FALTAVA, AGORA VAMOS VER QUANDO A UFPE VAI DIVULGAR O RESULTADO FINAL.....

5 comentários:

  1. Iago Raphael bureau juridico21 de dezembro de 2011 às 14:13

    O TRI é uma falta de absurdo... Teve gente acertando 15 questões de matemática e tirando mais de 600, gente que fechou a prova e tirou 700 e pouco...

    Eu mesmo acertei mais de 80% de Linguagens e a nota ficou 600 e pouco, mais baixa que matemática que nem foi tão boa assim!!

    Essas notas existem mesmo? Ou é por sorteio, na moral? Fora ENEM!

    ResponderExcluir
  2. Iago Raphael bureau juridico21 de dezembro de 2011 às 14:16

    ^ o carinha q fechou a prova e tirou 700 e pouco, ele fechou a prova de humanas!

    ResponderExcluir
  3. A minha nota também foi completamente incoerente. Acertei 84% da prova de linguagens (38 questões) e fiquei com nota 648.5.
    Ao mesmo tempo, fiquei com 823.3 em Matemática COM A MESMA QUANTIDADE DE ACERTOS.
    E em Ciências Humanas tirei 668.4, apesar de ter acertado 39 questões, ou seja, MAIS DE 86% e 1 questão A MAIS que em Matemática.

    Alguém tem que questionar o MEC quanto à eficiência do TRI.

    ResponderExcluir
  4. Iago Raphael bureau juridico22 de dezembro de 2011 às 06:48

    E as notas de Redação, ainda não vi alguém que disse "fiz uma excelente redação e tirei 900".

    O povo q tira 800, 900, sempre comenta "achei que tinha ficado uma merda".

    Não duvido que essas redações tenham sido corrigidas por pessoas sem experiencia, como estagiários, e talvez até sem ética, do tipo que diz "ah, eu saí dando qualquer nota lá, kkk". É o que dá pra imaginar quando se tem notas tão aleatórias. Parece que os corretores estavam de mau-humor e apressados pra corrigir o máximo possível e ganhar um pouco mais de dinheiro (já que a cota por redação corrigida é ridícula).

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o que vcs estão dizendo. O sistema é louco. Mas tudo que está acontecendo é reflexo do processo de destruição da sociedade pelo qual nós estamos passando. A valorização do "eu" em detrimento do "nós" é uma das consequências iniciais deste processo. Que a médio prazo leva a injustiça com muitas pessoas. Um exemplo disso é o ENEM. Tudo que estamos vivenciando é decorrente de um projeto político pessoal (Fernando Hadad), incentivado por outro que desdenha a educação (Lula), e a omissão dos conselhos universitários das universidades federais (que foram comprados com verbas para pesquisa). Ou seja, cada um só se importa com o seu, e infelizmente quem pensa diferente é taxado como otário e iludido.
    Desculpem o desabafo, mas o estágio de letargia em que nossa população está, corrói a cada dia a minha esperança..........

    ResponderExcluir