segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Comentário da UFPE 2012

É uma pena que a Covest ainda não entendeu que estamos vivendo um momento diferente na educação. Não há propósito em um aluno de ensino médio ter esse tipo de conhecimento exigido na prova. Nós trabalhamos e aprofundamos todos os assuntos no Superbiologia, mas fico decepcionado quando vejo que continua-se  investindo mais em decorar do que em entender. Salvo as questões 5, 7 e 10, a prova é de uma falta de criatividade impressionante. Vamos fazer duas contestações, questões 12 e 16.

1- Questão que envolve conceitos de Bioquímica (duplicação do DNA) e Biotecnologia (Técnica de PCR), de nível difícil. O quesito está bem feito, e sem contestações. Gabarito VVFVF (Nota 7,0)
2- Quesito de Bioenergética, de nível difícil, envolvendo conceitos de respiração aeróbia e de fermentação. Extremamente enciclopédico. Gabarito VFVVV (Nota 6,0)
3- Questão de Histologia, de nível difícil, envolvendo a regeneração dos tecidos animais. Esta é uma questão que a Covest tenta contextualizar, mas continua querendo que o aluno já esteja formado na área de saúde antes de entrar na universidade. Gabarito: VVFVV (Nota 7,0)
4- Questão de Genética de populações, de nível médio. Assunto raro nas provas da UFPE, foi uma surpresa, mas não para os alunos do Superbiologia. Gabarito: FFFFV (Nota 6,0)
5- Questão de Ecologia, sobre relações ecológicas e cadeia alimentar, de nível médio. Talvez, a melhor questão da prova, bem feita, levando o aluno a raciocinar. Gabarito: VVFVV (Nota 10,0)
6- Questão de Bioenergética, sobre a relação da respiração celular e da fotossíntese, de nível médio. Pura interpretação de gráfico, sem contestações. Gabarito: VFFVV (Nota 7,0)
7- Questão de Ecologia, sobre poluição, de nível médio. Cita temas importantes como: inversão térmica, utilização de combustíveis fósseis e combustíveis renováveis. Ampla e bem feita, outra questão que vale a pena citar em qualquer revisão. Gabarito: VFVFV (Nota 9,0)
8- Questão de Zoologia, sobre cnidários, de nível médio. Faltou criatividade, o assunto merecia mais. Gabarito: VVFFF (Nota 5,0)
9- Questão de Zoologia, sobre peixes, de nível médio. O tema é bom, a questão é chata. Gabarito VFVFV (Nota 6,0)
10- Questão de Programa de saúde, envolvendo reação do organismo a uma bacteriose, de nível difícil.  Tema atual, faz o aluno e os professores estarem atentos ao que está ocorrendo no mundo. Bem feita e de nível alto, boa para uma seleção. Gabarito: VVVFF (Nota 9,0)
11- Questão de Programa de saúde, sobre infecção viral, de nível difícil. O esquema é ruim, fora isso, a questão é exigente, mas está dentro do padrão. Gabarito: FVVVF (Nota 7,0)
12- Questão de Programa de saúde, sobre verminoses, de nível médio. Questão clássica, passaria despercebida se não fosse o item 1 1. Este item não é claro, "A A. lumbricoides, depois de ingerida,". Ora, não há a ingestão do verme, mas de seus ovos. Merece contestação. Gabarito oficial: V(V)FVF (Nota 5,0)
13- Questão de Gametogênese, de nível médio. A notícia é legal, o assunto é legal, a questão é fraca. Gabarito FFVVV (Nota 6,0)
14- Questão que envolve Fisiologia e Bioquímica, de nível médio. O tema é relevante e a questão é bem feita. Gabarito FVVVV (Nota 8,0)
15- Questão de Fisiologia, de nível médio. Questão bem feita, sem comentários. Gabarito: VFVVV (Nota 7,0)
16- Questão de Genética, envolvendo 2ª lei de Mendel, de nível médio. Questão confusa, a ideia era boa, mas terminou se complicando com o item 2 2. Devido a justificativa, é evidente que o autor não conhece o conceito de Epistasia (quando um gene inibe outro que não é seu alelo). O gabarito deve ser mudado. Gabarito oficial: FF(V)VV (nota 5,0)

Média 6,875 (Vai para recuperação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário