terça-feira, 15 de novembro de 2011

Comentário da prova do SSA2 da UPE

A prova do SSA 2 deste ano foi de nível médio, explorando bem os assuntos listados na programação oficial do concurso. Surpreende um pouco a ausência de questões explorando assuntos como zoologia dos vertebrados, presente nos anos anteriores, e o número de quesitos voltados para a área de programa de saúde, quatro no total. No geral, a prova da UPE sempre é criativa e exige dos alunos um bom caráter interpretativo, o que valoriza a banca. O ponto negativo fica para as duas questões de fisiologia, 8 e 9, que apresentam problemas de gabarito, como comentado a seguir.
1.     Questão de taxonomia, explorando a classificação da baleia, de nível fácil. Há maneiras mais criativas de explorar o assunto. Gabarito: B
2.     Questão de programa de saúde, de nível médio. Explora as características e as doenças causadas por vírus e bactérias. Questão clássica. Gabarito: A
3.     Questão de programa de saúde, explorando o ciclo da malária, de nível fácil (para quem conhece o ciclo). Sem contestações. Gabarito: D
4.     Questão de botânica, explorando a classificação das plantas, de nível fácil. O cladograma, apesar de muito bonito, é inútil para resolução da questão. Gabarito: E
5.     Questão de botânica, explorando a anatomia das plantas, de nível difícil. Mais uma vez, o texto é bonitinho, mas sem utilidade. Questão bem enciclopédica. Gabarito: C
6.     Questão de programa de saúde, explorando as verminoses, de nível fácil. Questão com três colunas, típica da UPE. É só relacionar. Gabarito: C
7.     Questão de zoologia, explorando a classificação dos invertebrados, de nível fácil. O único problema é o texto estar de um lado e as respostas do outro. Dá trabalho ficar indo e voltando a cada item. Gabarito: A
8.     Questão de fisiologia, explorando os hormônios pancreáticos, de nível difícil. Questão exigente, colocando a análise de uma pesquisa. A questão ia muito bem até o item III, que ao afirmar “A remoção do pâncreas inviabiliza a vida do animal, uma vez que retira dele a capacidade de produzir insulina, o que só pôde ser sanado por meio do extrato.” Na verdade, existem outras formas de produção de insulina, por exemplo, através de transgênicos. É claro, que esse recurso não estava disponível a época do experimento, mas isso pode complicar a interpretação do aluno. Gabarito: E
9.     Questão de fisiologia, explorando o sistema nervoso, de nível difícil. Foi a questão mais complicada da prova, pois apresenta mais de uma alternativa correta (ver comentário em vídeo - http://www.leiaja.com/carreiras/2011/professor-contesta-duas-questoes-da-prova-de-biologia). Se for pra marcar a mais limpa e incontestável, gabarito: B
10.  Questão de programa de saúde, explorando DST’s e drogas, de nível médio. É sempre legal ver a valorização regionalista que a UPE traz com este cordel. A questão em si, é ampla e bem feita. Gabarito: D

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