sábado, 28 de julho de 2012

Homens com HIV podem ter sido curados após transplante de medula

De acordo com um estudo divulgado na Conferência Internacional sobre a Aids, em Washington, nos Estados Unidos da América (EUA), duas pessoas podem ter sido curadas do HIV após um transplante de medula óssea para tratar um câncer. O estudo foi realizado no Hospital de Mulheres de Brigham, em Boston, e liderado pelo doutor Daniel Kuritzkes. 

Segundo a publicação, dois pacientes, que haviam sido diagnosticaods com Aids há muito tempo, passaram por uma forma mais leve da quimioterapia antes do transplante. A dosagem mais leve permitiu que eles seguissem tomando seus remédios para o HIV durante todo o processo do transplante. Após a cirurgia, foi notado que o vírus não estava mais se reproduzindo.

Um paciente recebeu acompanhamento por quase dois anos após seu transplante, enquanto o outro foi testado durante três anos e meio, e "não há rastro do vírus" em nenhum dos casos, informaram os responsáveis pela pesquisa em comunicado.

"Acreditamos que a administração contínua de um tratamento antiretroviral que protege as células da doadora de infectar-se do HIV, enquanto eliminam e substituem as células dos pacientes, é efetiva para eliminar o vírus dos linfócitos do sangue dos pacientes", indicaram os especialistas.

Por enquanto, os dois homens estão tomando medicamentos antiretrovirais até que eles possam ser retirados aos poucos.



COMENTÁRIO: Excelente notícia para o vestibular. Daria uma ótima questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário