sábado, 21 de abril de 2012

Estudantes da UPE penam com falta de estrutura no câmpus


Os 39 alunos da primeira turma de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) de Garanhuns, no Agreste, estão frustrados. Foram aprovados no curso mais concorrido do vestibular realizado ano retrasado. Encararam concorrência de 54,2 candidatos por vaga. Começaram a graduação em setembro de 2011 e sofrem com falta de estrutura. Cansados de esperar providências, ingressaram este mês com uma ação civil pública no Ministério Público Estadual contra a universidade. O pedido de socorro dos calouros de medicina é o mesmo de estudantes de outras áreas da UPE, sobretudo os que estão nos cursos criados recentemente, como odontologia e direito, em Arcoverde, e nutrição, em Petrolina. Ausência de laboratórios, quadro defasado de professores e funcionários, bibliotecas desatualizadas e precária assistência estudantil são alguns dos problemas enfrentados pelos discentes.
A graduação começou com atraso em relação aos demais cursos da UPE porque não havia professor para lecionar. Em vez de concurso público, os docentes foram recrutados por meio de seleção simplificada e contratados temporariamente por dois anos, com salários pouco atrativos (R$ 1.500 em média para medicina). O mesmo ocorreu com os professores do câmpus de Arcoverde. O sinal de alerta está aceso: se não houver concurso ou nova seleção urgente, as aulas do segundo semestre de 2012, quando as atuais turmas estarão no 3º período, deixarão de ser ministradas porque não há professor.


COMENTÁRIO: O Governo do Estado mostra com o nível superior a mesma indecência que trata o ensino básico. Salário de professor não dá pra superfaurar por isso que a educação desse país é um verdadeiro caos. Mas ainda essa semana algum assessor do governo vai dar uma declaração para amenizar os fatos. Talvez prometam tablet para os alunos, como fizeram com o ensino básico e aí, vai ter licitação e mais uma oportunidade para faturar....... 
                      Estrutura é muito importante, mas a educação é feita por dois elos principias: aluno e professor. Não há mistério para alguém honesto.


PS: Um abraço para elvis, que eu quase não reconheci na foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário