segunda-feira, 30 de abril de 2012

Narguilé: mais perigoso que o cigarro?

Uma cena agora comum nas festas e reuniões de jovens do Recife é encontrar um grupo fumando por uma mangueira conectada a uma garrafa de estilo oriental. O nome desse objeto é narguilé, um cachimbo bem diferente que faz com que a fumaça passe pela água antes de chegar ao fumante. Pneumatologistas alertam, no entanto, que essa nova mania é tão prejudicial à saúde quanto o cigarro. Já que a fumaça passa pela água, ela fica mais tolerável, fazendo com que o usuário inale mais toxinas.

Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que uma sessão de narguilé é o equivalente a fumar mais de cem cigarros. Isso é motivo de controvérsia entre os adeptos do hookah (como é chamado na Índia e países que falam inglês). "O grande diferencial do narguilé e o cigarro é o intervalo de tempo," afirma Tulio Lira, estudante de direito. Enquanto o cigarro é fumado todo o dia e mais de um, uma sessão de narguilé costuma ocorrer de semana em semana ou de mês em mês e com mais de uma pessoa dividindo as toxinas presentes na fumaça.

Alguns especialistas em tabaco e pesquisadores da área, entre eles Kamal Chaouachi, concordam com os usuários do "cachimbo d'água" e ainda afirmam que o fumo utilizado no narguilé moderno gera uma fumaça menos complexa que a produzida pelo cigarro comum. Isso acontece porque a essência utilizada não é queimada, mas, sim, aquecida.

Assim como houve com os cigarros aromatizados, o tabaco que é normalmente utilizado no narguilé terá sua venda proibida no Brasil a partir de março de 2014. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o sabor incentiva menores de 18 anos a fumarem. O que os usuários reclamam é que a venda desse tipo de mercadoria para menores já é proibida, e "não deviam punir os que o usam dentro da lei pela falta de fiscalização". 

"Em breve, também vão querer proibir a exibição e venda do filme Alice no País das Maravilhas já que um personagem aparece usado um narguilé", diz Gabriela Dutra, estudante de engenharia. "Muito provavelmente pararei de fumar, pois não vejo graça em fumar sem os aroma e sabores diferentes," finaliza Tulio.

COMENTÁRIO: A melhor parte é o cara dizendo que o bom é que tem mais de uma pessoa dividindo a toxina, porque não basta morrer sozinho, tem de ser acompanhado pelos amigos.....

Um comentário:

  1. pelo fato da fumaça passar pela agua , nao deveria ocorrer tipo uma filtragem?? por causa da temperatura da fumaça que diminuiria acumulando substancias toxicas
    ??

    ResponderExcluir